Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Governo de Minas Gerais decretou, nesta sexta-feira (2/5), situação de emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado. O decreto do Governo Estadual, que já está em vigor, foi assinado pelo governador Romeu Zema (Novo) e tem validade de 180 dias. A medida permite a adoção imediata de ações administrativas e assistenciais, como a contratação de profissionais e aquisição de insumos, ampliando a capacidade de resposta do Estado.
Segundo o governo, a ação é resultado do planejamento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que desde outubro do ano passado vem atuando com foco no enfrentamento das doenças respiratórias típicas do outono e inverno. A SES-MG tem capacitado equipes municipais, produzido materiais técnicos e aberto novos leitos na rede pública de saúde.
“Desde outubro do ano passado, a SES-MG vem atuando com os municípios, capacitando equipes e produzindo materiais técnicos para garantir uma resposta eficiente, inclusive com apoio direto das nossas regionais e abertura de leitos na nossa rede”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
O decreto também prevê a criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde por Síndrome Respiratória Aguda Grave (COE-Minas-SRAG), responsável pelo monitoramento e coordenação das ações durante o período de emergência.
Até o dia 26 de abril, Minas Gerais já havia registrado 26.817 internações por SRAG e 397 mortes apenas em 2025. Crianças de até 1 ano e idosos acima de 60 anos concentram a maioria das internações.
~Redação Rádio Ativa FM