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Mais de 488 mil aposentados e pensionistas já compareceram às agências dos Correios em todo o Brasil para contestar descontos irregulares em seus benefícios. O atendimento presencial para essa situação começou em 30 de maio, visando atender principalmente às pessoas que vêm enfrentando dificuldade para usar o aplicativo Meu INSS, o site ou a Central 135.
A partir da próxima segunda-feira (16), os aposentados que já deram entrada na contestação, mas ainda aguardam uma posição, poderão retornar às agências para obter uma atualização sobre o pedido junto às entidades envolvidas.
Contestações
Até o momento, foram registradas mais de 3,1 milhões de contestações — ou seja, mais de 3 milhões de pessoas alegaram não ter autorizado os descontos em seus benefícios para associações.
Atendimento
Aqueles que já buscaram atendimento pelo aplicativo Meu INSS, pelo site ou pelo 135 não precisam se deslocar às agências. Em todo o Brasil, os Correios contam com mais de 5 mil agências para atender aposentados e pensionistas.
A fraude, que deu origem às contestações, foi descoberta em abril deste ano, na Operação Sem Desconto, da Polícia Federal. Segundo a PF, o esquema envolvia associações e sindicatos que aplicaram descontos indevidos nos vencimentos de aposentados e pensionistas. As cifras iniciais indicam que pelo menos R$ 6,3 bilhões foram descontados dessa forma entre 2019 e 2024.
Tira-dúvidas nos Correios
Comparecendo às agências, é possível verificar se houve qualquer desconto irregular e apresentar a contestação. Apenas é preciso apresentar um documento oficial de identificação. Se o interessado não puder ir, ele deve nomear um represente legal por meio de uma procuração autenticada. Os Correios alertam que nem eles nem o INSS estão autorizados a ir até a casa dos beneficiários para atender essa situação — o atendimento é realizado apenas nas agências, pelo aplicativo, pelo site ou pelo telefone 135.
~Redação Rádio Ativa FM