Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Com o início do recesso escolar de julho, aumenta o tempo que crianças e adolescentes passam em casa. Esse período exige mais atenção dos responsáveis quanto aos riscos de acidentes domésticos, principalmente os que envolvem eletricidade. Diante disso, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) reforça orientações de segurança para prevenir ocorrências e garantir um descanso mais seguro.
Dados do Anuário Estatístico da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) revelam que, em 2024, foram registrados 80 acidentes por choque elétrico com crianças e adolescentes de até 15 anos no Brasil — 49 deles resultaram em morte.
Desde 2013, 787 crianças e jovens dessa faixa etária perderam a vida em decorrência de choques elétricos. Além disso, incêndios causados por sobrecarga ou curto-circuito também preocupam: só em 2023, 14 jovens até 15 anos morreram por esse tipo de acidente. No total, são 186 mortes por incêndios elétricos desde 2013, segundo a Abracopel.
O engenheiro eletricista Demetrio Aguiar, da Cemig, destaca que atitudes simples no dia a dia podem evitar tragédias. “A alta taxa de mortalidade por choque elétrico em crianças está relacionada ao mau uso ou à má conservação das instalações elétricas, além da ausência de dispositivos de proteção como o Interruptor Diferencial Residual (IDR)”, explica.
Entre as medidas de segurança recomendadas estão:
Uso de protetores de tomada em todos os cômodos;
Evitar benjamins e “Ts”, que causam sobrecarga;
Nunca manusear eletrodomésticos com o corpo molhado ou pés descalços;
Observar a voltagem e faixa etária recomendada em brinquedos eletrônicos;
Dar preferência a produtos com selo do Inmetro;
Evitar o uso de celulares, tablets e videogames enquanto estiverem carregando;
Desligar eletrônicos da tomada em caso de chuvas.
A Cemig reforça que, com atenção e prevenção, é possível aproveitar as férias escolares com mais segurança e tranquilidade dentro de casa.
~Redação Rádio Ativa FM
🖱 Leia mais em nosso site www.radioativa.fm.br, Acesse pelo link na bio!