
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Minas Gerais registrou a primeira morte por dengue em 2026. O caso foi confirmado em Uberlândia e consta no painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, com dados atualizados em 06 de fevereiro.
De acordo com o painel, Uberlândia soma 898 casos confirmados de dengue, o que representa cerca de 35% dos 2.540 registros contabilizados em todo o estado.
Em Minas Gerais, o balanço das arboviroses aponta:
Dengue: 2.540 casos confirmados e 9.747 casos prováveis.
Chikungunya: 679 casos confirmados e 1.006 casos prováveis.
Zika: 2 casos confirmados e 11 casos prováveis.
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que há aumento de casos de chikungunya no estado. Segundo o monitoramento da Vigilância Epidemiológica Estadual, até 9/2 foram registrados 1.006 casos prováveis da doença, com 679 confirmações laboratoriais. Cerca de 73% das ocorrências estão concentradas na macrorregião do Triângulo Mineiro.
O acompanhamento diário mostra crescimento de casos prováveis e de resultados positivos para chikungunya desde o início de fevereiro, principalmente nos municípios de Araguari, Ituiutaba e Uberlândia. O cenário ainda não caracteriza epidemia generalizada no estado, mas reforça a necessidade de vigilância contínua.
De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES MG, Eduardo Prosdocimi, é necessário reforçar as ações de prevenção e organização da assistência. Ele destaca que a maior parte dos criadouros do mosquito Aedes aegypti está dentro das residências e que a eliminação de água parada é a principal forma de reduzir casos.
A febre chikungunya é uma doença viral com sintomas parecidos com os da dengue, como dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas na pele, tendo como principal característica a febre súbita e dores intensas nas articulações. A doença pode ter fases aguda, pós aguda e crônica, com possibilidade de complicações principalmente em recém nascidos, idosos e pessoas com outras doenças. O diagnóstico é feito por exame laboratorial, por PCR nos primeiros dias de sintomas ou sorologia para anticorpos.
~Redação Rádio Ativa FM