Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a interditar cautelarmente o creme dental Total Clean Mint, da marca Colgate, nesta quarta-feira (30). A medida, que havia sido suspensa devido a um recurso da fabricante, segue em vigor após a própria Colgate retirar o recurso, conforme comunicado da Anvisa.
A interdição foi inicialmente determinada em 27 de março, após consumidores relatarem reações adversas, como inchaço nos lábios, após o uso do produto. Embora não tenha sido determinada a retirada do produto do mercado, a Anvisa orientou para que o creme dental não fosse mais exposto à venda.
A decisão foi tomada com base em relatos que associaram a presença de fluoreto de estanho, uma substância antimicrobiana e anticárie, a reações indesejáveis em alguns usuários.
Reações adversas
A Anvisa publicou um alerta destacando as possíveis reações adversas associadas ao uso do creme dental, como lesões bucais, sensações dolorosas, ardência, inflamação gengival e edema labial. A agência recomendou que consumidores interrompam o uso do produto ao perceberem sinais de irritação e busquem orientação médica caso o desconforto persista.
Posicionamento da Colgate
A Colgate Brasil reafirmou, em nota à imprensa, seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos, afirmando que a interdição temporária foi uma medida tomada em colaboração com a Anvisa, com o objetivo de avançar nas investigações técnicas.
A empresa garantiu que o produto segue os rígidos padrões das agências regulatórias e afirmou estar à disposição para tratar quaisquer casos de desconforto relatados pelos consumidores.
Notificações
A Anvisa reforçou a importância de notificar qualquer evento adverso relacionado ao uso de produtos de saúde bucal por meio do sistema e-Notivisa.
Fonte: Agência Brasil