
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Com a chegada do verão e o aumento das tempestades características da estação, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) reforça a importância dos cuidados essenciais para evitar acidentes relacionados à rede elétrica. No Sudeste, esta época do ano costuma registrar chuvas intensas, acompanhadas de raios, ventos fortes e possíveis inundações.
Segundo o setor de Meteorologia da companhia, Minas Gerais registrou cerca de 1,6 milhão de raios em 2024. Com essa alta incidência, a Cemig alerta que a atenção deve ser redobrada para garantir segurança, prevenir acidentes e evitar danos a equipamentos.
O gerente de Saúde e Segurança Corporativa da empresa, José Firmo do Carmo Júnior, orienta que uma das principais medidas é desligar da tomada todos os aparelhos eletroeletrônicos antes do início da chuva.
“Quando um raio cai próximo às residências ou sobre a rede elétrica, ele pode provocar fortes sobretensões que chegam ao interior das casas. Se o equipamento estiver conectado, há risco de queima e até de choque elétrico. Por isso, o ideal é retirar tudo das tomadas antes da tempestade”, reforça.
• Antes da chuva:
Desligue e retire da tomada todos os aparelhos eletroeletrônicos.
• Durante tempestades:
Evite permanecer em lajes, telhados ou realizar qualquer atividade externa.
• Busque abrigo seguro:
Procure locais construídos com alvenaria. Evite áreas abertas e locais que possam atrair raios.
• Em caso de alagamentos:
Desligue o disjuntor geral assim que a água começar a subir.
• Evite locais perigosos:
Não fique sob árvores, postes, estruturas metálicas ou, em áreas rurais, perto de cercas de arame.
• Em áreas descampadas:
Não permaneça em pontos altos, reduzindo o risco de atrair descargas atmosféricas.
Tempestades acompanhadas de ventos fortes e quedas de árvores podem provocar o rompimento de cabos elétricos. Essa é uma das situações de maior risco.
“Fio partido é sempre sinônimo de risco de morte. A pessoa não deve tocar, aproximar-se ou permitir que outras pessoas se aproximem, mesmo que o perigo não seja visível. Muitas vezes, o cabo energizado está escondido sob folhas, lama ou galhos. A orientação é ligar imediatamente para o 116, atendimento que funciona 24 horas por dia”, alerta o gerente.
~Redação Rádio Ativa FM