Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Foi dada a largada para a escolha dos melhores queijos artesanais de Minas Gerais em 2025. A Emater-MG abriu as inscrições para o 18º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, tradicional competição que visa valorizar o trabalho dos produtores, incentivar a melhoria da qualidade e promover a cultura e a diversidade dos queijos mineiros.
As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas até o dia 15 de agosto nos escritórios locais da Emater-MG. Para se inscrever, é necessário apresentar a documentação exigida e preencher um formulário. O regulamento completo está disponível no site da Emater-MG.
A produção de queijos artesanais é uma herança do período colonial. O uso do leite cru, característica típica desse tipo de queijo, imprime personalidade ao produto. O leite carrega micro-organismos naturais do ambiente onde é produzido, o que confere identidade própria aos queijos. Fatores como o relevo, a vegetação e até a alimentação dos animais influenciam o sabor, aroma e textura de cada peça.
Nesta edição, os queijos podem ser inscritos em cinco categorias:
Queijo Minas Artesanal – QMA (maturação até 30 dias);
Queijo Minas Artesanal de Casca Florida Natural (maturação até 60 dias);
Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (maturação de 14 a 30 dias);
Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (maturação acima de 50 dias);
Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (com ingredientes opcionais e defumados).
Minas Gerais possui dez regiões reconhecidas como produtoras do Queijo Minas Artesanal: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro e Triângulo Mineiro. As regiões de Alagoa e Mantiqueira de Minas também são reconhecidas, com características próprias, por isso participam em categorias distintas.
Podem participar do concurso os estabelecimentos legalizados que tenham registro em serviço de inspeção oficial (municipal, estadual ou federal) e que tenham se classificado nos concursos regionais das regiões caracterizadas.
As amostras dos queijos devem ser entregues até 1º de setembro nos escritórios da Emater-MG, ou diretamente à comissão organizadora no município de Itanhandu, no dia 3 de setembro. O julgamento ocorrerá no dia 4 de setembro na própria cidade, localizada na região produtora do Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas.
Os queijos serão avaliados por um júri especializado, com base nos critérios de apresentação externa, cor, apresentação interna, consistência, aroma e sabor. Os cinco melhores queijos de cada categoria receberão troféus. Todos os participantes receberão certificado.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 13 de setembro, também em Itanhandu.
~Redação Rádio Ativa FM
🖱 Leia mais em nosso site www.radioativa.fm.br, Acesse pelo link na bio!