Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O governo federal está avaliando uma proposta que pode mudar completamente o processo para se obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida pretende acabar com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas, permitindo que o candidato à habilitação escolha como quer se preparar para o exame prático do Detran.
Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, a proposta busca reduzir os custos e a burocracia no processo de obtenção da CNH. A ideia é que o futuro motorista tenha autonomia para definir sua carga horária de prática e escolha entre aprender com uma autoescola tradicional ou com um instrutor autônomo, que não precisará mais estar vinculado a um centro de formação de condutores.
O projeto ainda está em fase de análise e será encaminhado para avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Mesmo com a mudança, o exame prático de direção continuará sendo obrigatório, mas o candidato poderá treinar de outras formas, inclusive em veículos particulares. O uso de carros adaptados para treinamento também deixará de ser uma exigência. As práticas poderão ocorrer em locais fechados, como condomínios, mas dirigir em vias públicas sem a presença de um instrutor continua configurando infração.
De acordo com o Ministério dos Transportes, caso a proposta seja aprovada, as novas regras valerão inicialmente apenas para as categorias A (motos) e B (carros de passeio).
~Redação Rádio Ativa FM