Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) realizou, no mês de agosto, uma grande operação de fiscalização na região do Triângulo Mineiro, com foco na regularização do uso dos recursos hídricos. A ação, batizada de “Conflito”, inspecionou 24 propriedades rurais na região do Alto Paranaíba, onde a pressão sobre os mananciais é historicamente elevada devido à intensa atividade agropecuária.
Das áreas fiscalizadas, 13 apresentaram irregularidades ambientais, como uso da água sem outorga, captação em desacordo com as licenças, ausência de medidores de vazão, restrição ao uso múltiplo dos recursos hídricos e até supressão de vegetação nativa sem autorização. O valor das multas preliminares já ultrapassa R$ 700 mil, podendo aumentar conforme a análise de novos documentos.
A fiscalização acontece em meio ao período de estiagem, quando a escassez de água se torna mais crítica. De acordo com Mark Andrew, coordenador de Fiscalização da Unidade Regional da Semad no Triângulo Mineiro, a ação é estratégica:
“Ao unir esforços, conseguimos fortalecer a atividade fiscalizatória, identificar infrações e promover o uso sustentável da água, contribuindo para a segurança hídrica das comunidades.”
O chefe da Unidade Regional Noroeste da Semad, Sérgio Nascimento, destacou que o Alto Paranaíba, grande produtor agrícola, enfrenta forte disputa pelo uso da água devido à irrigação de culturas como batata, café e milho:
“Em diversas bacias da região, a demanda é maior que a disponibilidade hídrica. Por isso, a fiscalização é essencial para garantir o uso racional e sustentável dos recursos.”
~Redação Rádio Ativa FM