Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Minas Gerais já emitiu 3.788.429 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) até o dia 23 de julho, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Isso representa 17,77% da população mineira. Em todo o país, mais de 30 milhões de brasileiros já têm o novo documento.
Desse total em Minas, 1,68 milhão de registros foram de pessoas do sexo masculino (44,42%) e 2,1 milhões de mulheres (55,57%). A média de emissões por dia no estado é de 3.370. Somente no mês de julho, foram 207.889 documentos emitidos.
A primeira via da CIN é gratuita. Para solicitar, basta apresentar a certidão de nascimento ou casamento. A emissão está disponível em todos os estados brasileiros (confira como fazer na sua Unidade Federativa).
A CIN traz avanços na segurança dos documentos brasileiros, com recursos como QR Code e assinatura digital, dificultando falsificações. A nova carteira unifica os cadastros com base no CPF, facilita o acesso aos serviços públicos e amplia a segurança digital, inclusive com o uso da biometria.
Segundo o governo federal, a biometria passará a ser usada para concessão, renovação e manutenção de benefícios da seguridade social. Um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva prevê a implementação gradual da medida. A CIN será a base oficial dos cadastros.
Também foi lançado o aplicativo oficial da CIN, que permite validar gratuitamente os dados do documento por meio do QR Code. O app funciona online e offline, garantindo acesso seguro e rápido às informações.
~Redação Rádio Ativa FM