Foto: shammiknr/Pixabay© shammiknr/Pixabay
A dengue já causou 96 mortes em Minas Gerais neste ano, segundo atualização divulgada também ontem (7) no Painel de Monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Outros 90 óbitos seguem em investigação. A região do Triângulo Mineiro é a mais afetada até o momento, com 66 óbitos, o que representa 70% do total registrado em todo o estado.
Uberlândia, com 30 mortes, lidera o ranking mineiro, seguida por Uberaba, com 17 registros. Além dessas duas cidades, outras do Triângulo também registraram óbitos: Frutal (4), Iturama (3), Ituiutaba (2), Itapagipe (2), Monte Carmelo (1), Campo Florido (1), Carneirinho (1), Santa Juliana (1), Conceição das Alagoas (1), Limeira do Oeste (1), União de Minas (1) e Patrocínio (1).
Até o momento, Minas Gerais contabiliza 89.848 casos confirmados e 156.421 casos prováveis de dengue em 2025.
Abadia dos Dourados
Desde o início de 2025 até ontem, segunda-feira, 7 de julho, Abadia dos Dourados já contabilizou 110 casos confirmados de dengue e 119 casos prováveis, conforme dados do Painel de Arboviroses – Vigilância Epidemiológica de Casos de Dengue, Chikungunya e Zika, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, atualizado nessa data.
Em relação à atualização anterior, feita no dia 23 de junho, houve um aumento de 6 casos confirmados e 2 casos prováveis da doença no município.
O número crescente de casos reforça a importância de manter os cuidados com a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Entre as ações preventivas estão: evitar água parada, limpar recipientes e calhas, tampar caixas d’água e manter os quintais sempre limpos.
A população deve permanecer atenta aos sintomas da doença, como febre alta, dor no corpo, manchas vermelhas na pele e dor atrás dos olhos. Ao apresentar sinais, é importante procurar atendimento médico imediato.
~Redação Rádio Ativa FM