Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A cantora, apresentadora e empresária Preta Gil faleceu neste domingo, 21 de julho, aos 50 anos, após complicações causadas por um câncer no intestino.
Filha do cantor Gilberto Gil e da empresária Sandra Gadelha, Preta estava nos Estados Unidos, onde realizava tratamentos experimentais contra a doença, descoberta em janeiro de 2023.
Ela deixa o filho Francisco Gil e a neta Sol de Maria.
Em agosto de 2023, a cantora revelou que o câncer havia se espalhado para quatro pontos. Desde maio deste ano, permanecia em solo americano. A previsão inicial era de que o tratamento se estendesse até agosto de 2025.
Preta iniciou sua carreira como produtora e publicitária, e só aos 29 anos passou a cantar profissionalmente. Seu estilo musical variava entre funk, axé e samba, com destaque para apresentações no carnaval de Salvador, onde foi homenageada em março deste ano por artistas como Ivete Sangalo, após breve alta médica no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
O câncer colorretal foi confirmado após exames indicarem um adenocarcinoma na porção final do intestino. Em 2023, Preta passou por cirurgia de remoção de parte do intestino grosso e usou bolsa de colostomia temporária, retirada ainda no mesmo ano quando houve remissão do câncer. Porém, durante exames de rotina, descobriu a recorrência da doença.
Em 2024, foi necessário amputar o reto, e em 29 de dezembro, Preta foi submetida a uma cirurgia de 21 horas para retirada de novos tumores.
~Redação Rádio Ativa FM