Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Os estudantes da Escola Municipal Luiz Garcia Sobrinho, em Abadia dos Dourados (MG), terão a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura popular brasileira com o espetáculo MBAÉ’TATÁ, da Trupe de Truões, grupo teatral de Uberlândia (MG). A apresentação será realizada no dia 21 de agosto, às 14h, na Quadra Poliesportiva da escola, e contará também com uma oficina complementar para os alunos.
Na peça, guardiões da floresta, cantadores e benzedeiros se reúnem em meio a poemas, prosas, conversas e músicas populares para apresentar diferentes versões da lenda do Boitatá, a cobra de fogo que protege as matas e florestas brasileiras. Segundo a tradição oral, essa entidade mítica possui olhos flamejantes espalhados por todo o corpo.
Criado para ser exibido em espaços públicos, o espetáculo busca oferecer uma experiência imersiva e acessível ao público. Desde sua estreia em 2023, MBAÉ’TATÁ já percorreu cidades do interior mineiro, como Ouro Preto, Mariana, Abaeté e Bom Despacho, além de ter integrado a programação do XVII Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude, realizado em São Paulo (SP).
A apresentação em Abadia dos Dourados ocorre durante o mês de agosto, quando é celebrado o Dia do Folclore Brasileiro, no dia 22. Para Ronan Vaz, coordenador artístico-pedagógico da Trupe de Truões e um dos intérpretes do espetáculo, a peça valoriza e preserva os saberes populares. “A peça é uma forma de compartilharmos a cultura brasileira, a nossa mineiridade e celebrarmos o que é propriamente nosso. Contamos a história do Boitatá para realçar a importância das nossas manifestações culturais para os jovens e crianças”, destacou.
Fundada em 2002 e sediada em Uberlândia (MG), a Trupe de Truões é um grupo profissional de teatro reconhecido por sua pesquisa artística e pela formação cultural. Em mais de 20 anos de atuação, já produziu mais de 20 espetáculos, explorando diferentes linguagens como teatro de sombras e objetos, melodrama, canto, acrobacias e máscaras.
Além de suas criações, o grupo mantém o Espaço Cultural Ponto dos Truões, que recebe apresentações de artistas locais e nacionais, e a Escola de Teatro da Trupe de Truões, que atende desde crianças a adultos. Também realiza projetos sociais que levam aulas de teatro a cerca de 300 jovens em parceria com instituições da região.
Reconhecida como Ponto de Cultura do Estado de Minas Gerais e polo regional do CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para Infâncias e Juventudes, a Trupe é referência no cenário cultural mineiro, unindo arte, educação e cidadania.
A circulação do espetáculo conta com apoio do Fundo Estadual de Cultura (FEC) do Governo de Minas Gerais.
~Redação Rádio Ativa FM