
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O Pix completou ontem, domingo (16), cinco anos desde o seu lançamento pelo Banco Central em novembro de 2020. O sistema de pagamentos instantâneos se consolidou como o principal meio de transações financeiras do Brasil.
No ano passado, o Pix movimentou R$ 26,4 trilhões, valor equivalente a quase dois PIBs e meio do Brasil em 2024. E, somente até outubro deste ano, a plataforma do Banco Central já registrava R$ 28 trilhões em operações.
Durante uma transmissão online, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, Renato Gomes, destacou que o Pix ampliou o acesso bancário e estimulou a concorrência no setor.
Segundo ele, a plataforma reduziu custos e tarifas ao mesmo tempo em que aumentou o número de clientes utilizando serviços digitais:
“Por um lado teve essa redução de custo de distribuição de dinheiro; do outro, houve esse aumento da fatia de clientes e do consumo. E, obviamente, como o Pix trouxe muita concorrência ao sistema de pagamentos, acabou havendo uma redução de tarifas.”
Inicialmente criado para facilitar transferências instantâneas entre pessoas, o Pix ganhou novas funcionalidades ao longo dos anos, como o Pix Cobrança, que funciona de maneira semelhante ao boleto, e o Pix Automático, equivalente ao débito automático.
De acordo com dados recentes do Banco Central, 170 milhões de adultos e mais de 20 milhões de empresas utilizam o sistema.
~Redação Rádio Ativa FM