Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) lançou, neste mês de agosto, a campanha Acerte, com o objetivo de incentivar estudantes, pais e responsáveis a atualizarem as informações cadastrais diretamente nas escolas estaduais.
A iniciativa contempla dados como Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), cor/raça, endereço residencial e uso do transporte escolar, além de outras informações relevantes para a vida escolar.
A atualização cadastral é fundamental para qualificar o banco de dados dos estudantes da rede, permitindo que a secretaria desenvolva políticas públicas mais precisas e assegure o acesso a direitos, benefícios e programas sociais.
Quem deve fazer a atualização
Todos os estudantes da rede estadual, em todos os níveis de ensino, devem participar. Alunos com 16 anos ou mais podem comparecer à secretaria da escola, munidos dos documentos necessários, para solicitar a alteração diretamente no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade).
Já os estudantes com até 15 anos devem estar acompanhados de um pai ou responsável, que fará a atualização presencialmente.
Documentos necessários
Para atualizar o CPF, é preciso apresentar o documento emitido pela Receita Federal, devidamente regularizado, além de um comprovante de endereço atualizado, como conta de água, luz, telefone ou internet.
A informação de cor/raça é autodeclaratória para estudantes a partir dos 16 anos; para os demais, até essa idade, a informação deve ser prestada pelo responsável.
Atualização presencial
O processo deve ser feito exclusivamente de forma presencial, na secretaria da escola em que o estudante está matriculado. Gestores escolares, especialistas, secretários, assistentes técnicos de educação básica (ATBs) e demais profissionais da instituição têm papel fundamental na mobilização, orientando e auxiliando as famílias.
Impactos de dados desatualizados
A SEE/MG alerta que a ausência de informações atualizadas dificulta a implementação e o monitoramento de políticas públicas educacionais, além de comprometer o acesso a benefícios e programas sociais.
A campanha Acerte foi iniciada junto à volta às aulas do segundo semestre, mas a atualização pode ser feita a qualquer momento do ano, sempre que houver necessidade.
~Redação Rádio Ativa FM